PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR
DO CUIDADOR INFORMAL

“As pessoas que enfrentam escolhas difíceis podem não se aperceber inteiramente do quanto a sua atitude interfere na decisão que têm de tomar ou na ação que têm de levar a cabo”

Viktor E. Frankl

Por que razões existem cuidadores informais capazes de lidar positivamente com a doença crónica, como podem encontrar sentido para a vida e aceder a momentos de bem-estar subjetivo, apesar das adversidades do dia-a-dia?
(Ver Lima, R. (2014): “Promoção do bem-estar psicológico dos cuidadores informais em doenças crónicas – Estudo de caso”, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa).

A Psicologia Positiva e a Saúde

Estudos desenvolvidos na área da Psicologia Positiva revelam que o foco nas emoções positivas do ato de cuidar pode induzir à atenuação de emoções negativas, tais como as sobrecargas física e emocional, e a uma maior realização total do indivíduo.

Por outro lado, a Psicologia Positiva tem estudado o que as pessoas dão de melhor de si próprias, pelas suas famílias ou pelos relacionamentos. Importam, assim, as vivências positivas e a satisfação com a vida; as características positivas individuais (padrões comportamentais mais persistentes, como a força de carácter) e o contexto onde as pessoas estão inseridas (famílias, ambientes de trabalho e comunidades saudáveis) (Compton, 2005).

A quem se destina:

Este programa é destinado a Cuidadores Informais. Pretende-se com ele promover o bem-estar psicológico no Cuidador Informal, convidando-o a realizar atividades, baseadas na ciência da Psicologia Positiva, que visem aumentar ou melhorar a sua felicidade.

Cuidador Informal

Programa do Cuidador Informal

O cuidador informal é toda a pessoa que assume como função a assistência a uma outra pessoa que, por razões tipologicamente diferenciadas, foi atingida por uma incapacidade, de grau variável, que não lhe permite cumprir, sem ajuda de outro (s), todos os atos necessários à sua existência, enquanto ser humano (Oliveira et al., 2007)

Quais os objetivos do programa?

O programa “Promoção do Bem-Estar do Cuidador Informal” tem os seguintes objetivos: possibilitar a todos os Cuidadores Informais a criação de novos hábitos, através de ferramentas e de recursos ativados ao longo das sessões. Ele tem como propósito o de permitir aos Cuidadores Informais atingirem um estado de “Bem-Estar Psicológico” e realizarem as suas tarefas com maior qualidade de vida. Deste modo, ficarão mais aptos a lidar com as adversidades do dia- a- dia.

O programa irá ajudar o Cuidador no «lidar com» as situações, para que possa usufruir da sua vida mais graciosamente. Este foi baseado em estudos da Psicologia Positiva, em observações efetuadas ao longo de anos na área da saúde, bem como em experiências pessoais vividas como cuidadora e como estudiosa dos cuidados de saúde primários e secundários.

Como funciona?

O programa é realizado uma vez por semana, durante 3 horas, ao longo de 8 semanas, em grupos de 10 a 15 pessoas.
Um grupo é sempre uma oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências entre Cuidadores Informais, o que se torna fundamental para o bem-estar dos mesmos.
O programa vai facilitar o conhecimento da melhor forma de ativar ou construir os recursos dos Cuidadores Informais, para lidarem positivamente com as situações difíceis, sérias e negativas dos pacientes. Assim, o programa “Promoção do Bem-Estar do Cuidador Informal” não só mostra o trabalho científico de vários autores no campo da Psicologia Positiva, como também possui aplicações concretas que os participantes podem pôr em prática imediatamente. Todo ele foi concebido segundo um princípio orientador fundamental: o desenvolvimento e o florescimento dos Cuidadores Informais.

Contacte-me para mais informações

Responderei o mais brevemente possível.

error: Conteúdo protegido