A PSICOLOGIA POSITIVA COACHING - MENTORING

O que é a Psicologia Positiva?

Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é uma nova ciência de investigação na área da psicologia, dedicada ao estudo do que há de melhor em cada indivíduo, ajudando-o a focar-se naquilo que funciona e a viver o seu melhor possível. Ela é um ramo inovador na área da Psicologia que, até então, tivera como objetivo principal estudar emoções negativas e estados mentais patológicos.

“A teoria da Psicologia Positiva (PP) é o estudo da emoção positiva, do envolvimento, do significado de vida, da realização pessoal e das boas relações” (Martin E.P. Seligman, 2011)”.

Qual a diferença entre a Psicologia Tradicional e Psicologia Positiva?

A Psicologia tradicional especializou-se, ao longo dos tempos, na identificação e tratamento de patologias e desordens várias. Em contraste, a Psicologia Positiva tem o seu foco em três pilares “that make our lives most worth living” (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000)

Enquanto que, na psicologia tradicional o foco é o problema, é o passado; a psicologia positiva move-se no sentido da solução, naquilo que funciona. É o caminho do Presente para o Futuro.

Psicologia Tradicional

Psicologia Tradicional

Passado

Psicologia Positiva

Felicitadora do Presente

Presente

Felicitadora do Futuro

Futuro

O que é o Coaching?

O Coaching é uma relação profissional entre o Coach e o Cochee que facilita um caminho mais rápido às pessoas que procuram produzir resultados extraordinários nas suas vidas, carreiras, negócios ou organizações. Trata-se de um acompanhamento a uma pessoa, a partir das suas necessidades profissionais, com vista ao desenvolvimento do seu potencial e da sua capacidade de saber fazer aquilo a que se propõe.

“Coaching é a arte de criar um ambiente, através de conversas e de uma maneira de ser, que facilita o processo pelo qual uma pessoa se move de uma maneira positiva para alcançar as suas metas sonhadas.”

Subirana, Miriam & Cooperrider, David Coaching Apreciativo – Indagación Apreciativa

O Coach ajuda as pessoas a criar prioridades e a definir planos de ação baseados nas suas metas, nos seus valores, nos seus sonhos e no seu potencial. O Coach acompanha as pessoas nas áreas da vida pessoal e profissional, tendo em conta as suas competências e talentos, obstáculos e forças, de forma a conseguir os seus objetivos.

O que é o Mentoring?

A metodologia do Mentoring assenta, essencialmente, na orientação e capacitação do “Mentee”. É uma ferramenta de desenvolvimento profissional. Este processo consiste em ajudar as pessoas em determinadas áreas nas quais o mentor ou tutor tem experiência. O Mentor é uma pessoa reconhecida e de prestígio, valorizado pela sua experiência e maturidade pessoal e profissional. Usa as suas competências e aptidões para inspirar e encorajar outra pessoa a desenvolver as suas capacidades. Foca-se nas necessidades do “Mentee”.

Psicologia Positiva Coaching - Mentoring

Apesar das diferenças dos três processos apresentados, Psicologia Positiva, Coaching e Mentoring, todos eles contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional do felicitado/coachee/mentee, a quem eu dou o nome de “Protagonista”. É de referir que na Psicologia Positiva, assim como no Mentoring não há um tempo definido para finalizar o processo, enquanto o Coaching poderá durar um a seis meses, dependendo do acordo estabelecido entre o profissional e o cliente. Ainda assim, quando inicio um processo de Psicologia Positiva associada a Coaching-Mentoring, estabeleço um acordo entre mim e o Protagonista para clarificar o tempo necessário.

SEJA O PROTAGONISTA DA SUA VIDA!

error: Conteúdo protegido