A PSICOLOGIA POSITIVA COACHING - MENTORING

O que é a Psicologia Positiva?

Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é uma nova ciência de investigação na área da psicologia, dedicada ao estudo do que há de melhor em cada indivíduo, ajudando-o a focar-se naquilo que funciona e a viver o seu melhor possível. Ela é um ramo inovador na área da Psicologia que, até então, tivera como objetivo principal estudar emoções negativas e estados mentais patológicos.

“A teoria da Psicologia Positiva (PP) é o estudo da emoção positiva, do envolvimento, do significado de vida, da realização pessoal e das boas relações” (Martin E.P. Seligman, 2011)”.

Qual a diferença entre a Psicologia Tradicional e Psicologia Positiva?

A Psicologia tradicional especializou-se, ao longo dos tempos, na identificação e tratamento de patologias e desordens várias. Em contraste, a Psicologia Positiva tem o seu foco “that make our lives most worth living” (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000).

A Psicologia Positiva Aplicada é um ramo da psicologia que se move no sentido da solução e naquilo que funciona. É o caminho do Presente para o Futuro.

Psicologia Tradicional

Psicologia Tradicional

Passado

Psicologia Positiva

Felicitadora do Presente

Presente

Felicitadora do Futuro

Futuro

O que é o Coaching?

O Coaching é uma relação profissional entre o Coach e o Cochee que facilita um caminho mais rápido às pessoas que procuram produzir resultados extraordinários nas suas vidas, carreiras, negócios ou organizações. Trata-se de um acompanhamento a uma pessoa, a partir das suas necessidades profissionais, com vista ao desenvolvimento do seu potencial e da sua capacidade de saber fazer aquilo a que se propõe.

“Coaching é a arte de criar um ambiente, através de conversas e de uma maneira de ser, que facilita o processo pelo qual uma pessoa se move de uma maneira positiva para alcançar as suas metas sonhadas.”

Subirana, Miriam & Cooperrider, David Coaching Apreciativo – Indagación Apreciativa

O Coach ajuda as pessoas a criar prioridades e a definir planos de ação baseados nas suas metas, nos seus valores, nos seus sonhos e no seu potencial. O Coach acompanha as pessoas nas áreas da vida pessoal e profissional, tendo em conta as suas competências e talentos, obstáculos e forças, de forma a conseguir os seus objetivos.

O que é o Mentoring?

A metodologia do Mentoring assenta, essencialmente, na orientação e capacitação do “Mentee”. É uma ferramenta de desenvolvimento profissional. Este processo consiste em ajudar as pessoas em determinadas áreas nas quais o mentor ou tutor tem experiência. O Mentor é uma pessoa reconhecida e de prestígio, valorizado pela sua experiência e maturidade pessoal e profissional. Usa as suas competências e aptidões para inspirar e encorajar outra pessoa a desenvolver as suas capacidades. Foca-se nas necessidades do “Mentee”.

Psicologia Positiva Coaching - Mentoring

Apesar das diferenças dos três processos apresentados, Psicologia Positiva, Coaching e Mentoring, todos eles contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional do felicitado/coachee/mentee, a quem eu dou o nome de “Protagonista”. É de referir que na Psicologia Positiva, assim como no Mentoring não há um tempo definido para finalizar o processo, enquanto o Coaching poderá durar um a seis meses, dependendo do acordo estabelecido entre o profissional e o cliente. Ainda assim, quando inicio um processo de Psicologia Positiva associada a Coaching-Mentoring, estabeleço um acordo entre mim e o Protagonista para clarificar o tempo necessário.

PNL – HIPNOTERAPIA

A PNL, Programação Neurolinguística, surge nos meus recursos profissionais, num dos momentos da minha carreira empresarial, quando preparava uma das minhas avaliações de desempenho anual. Queria adquirir mais conhecimento na área da liderança e lançar um novo objetivo profissional e pessoal.

Nas minhas pesquisas, descobri na PNL alguns temas do meu conhecimento que pretendia estudar em profundidade e conseguir lidar com várias situações emergentes nas áreas da saúde e liderança.
Adquiri o financiamento necessário, por parte da empresa onde trabalhava, e prossegui para a frequência e certificação da formação reconhecida. Foi uma especialização enriquecedora e muito útil, que posteriormente elevou o meu interesse pela hipnose, Dr. Mário Rui Santos – Hypnos Portugal.

Atualmente, estes recursos estão a ser utilizadas de modo crescente e, no meu caso, complementam a área da Psicologia Positiva Coaching – Mentoring. A sua utilização ocorre principalmente num relaxamento consciente, no qual cada pessoa determina facilmente os seus obstáculos, “stresses” e avança do espaço do problema ao espaço da solução.

Cada pessoa tem a possibilidade de participar na sua transformação essencial. “De um modo muito simplista, mas que a mais recente pesquisa confirma, pode dizer-se que imaginar para o cérebro é o mesmo que fazer. Esta confirmação da imagiologia, cerebral funcional, da imagiologia endoscópica, da psiconeuroendocrinologia e psicoimunologia, todas elas modificáveis pela sugestão de algo para imaginar, quando em estado hipnótico (Simões, 2008-2010).”

A minha proposta de trabalho nesta área, quando necessária, assenta na metodologia terapêutica cognitivo comportamental preconizada pela Hypnos Portugal. Esta terapia, normalmente, é de curta duração e tem como objetivo apoiar a pessoa a encontrar novas estratégias para enfrentar os seus problemas.

SEJA O PROTAGONISTA DA SUA VIDA!